sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aquecimento Global.

o que é?
Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos  oceanos e do ar perto da superfície da Terra ocorrido desde meados do século XX e que deverá continuar no século XXI.
o que são gases do efeito estufa?
Os gases de estufa  absorvem alguma emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».
como o aquecimento global pode afeta a nossa vida?
-         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
-         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
é possivel reverter esse efeito?
- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
- Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

O clima realmente esta mudando ?

O clima está mudando?

Vários cientistas estão estudando a mudança do clima no planeta.

Se há uma pergunta que não sai da cabeça dos meteorologistas e cidadãos comuns atualmente, é: o que acontecerá com o clima do planeta no pró-ximo século? Haverá um supera-quecimento da Terra? Ou um des-tempero total, com calor no inverno e frio no verão? A seguir, alguns dos fatos que su--ge-rem o início dessas mudanças, e os dados básicos, cruciais para se entender o mundo do clima.

No começo do ano no Rio de Janeiro, quando o calor costuma ser sufocante, uma cena inusitada virou notícia na imprensa carioca. É que o dono do restaurante Vice Rey, na Barra da Tijuca, teve que tirar as teias de aranha da lareira, construída para acalentar uma eventual noite de inverno, e acendê-la pela primeira vez em 18 anos porque fazia frio na cidade. Moderados 17°C, é verdade, mas o fato chamou a atenção porque, afinal, era pleno verão no Rio. Ao mesmo tempo, em São Joaquim, Santa Catarina, termômetros instalados no solo marcavam abaixo de 0°C, na pior onda de frio fora de época desde 1971.
Destemperos desse tipo ocorreram em todo o mundo. A região de Medina, no interior da Arábia Saudita, onde os invernos são geralmente suaves, enfrentou inéditos graus negativos e neve, nos dois últimos anos. Nos Estados Unidos, caíram os recordes históricos de temperatura em nada menos que seis cidades. Há 119 anos Nova York não via a marca de -20°C, e a de Washington (-22°C) foi a menor desde o início do século. Outros recordes: Columbus, Pittsburgh e Louisville (-30°C) e Indianápolis (-33°C). Diante disso, é natural perguntar se o tempo não estaria ficando louco. Há mesmo quem pense que as instabilidades são o prenúncio de um novo mundo: a Terra do século XXI, cujo clima seria radicalmente diferente do de hoje.



Mudançaas Climáticas

As mudanças climáticas são uma alteração permanente nessas características e aconteceram diversas vezes no passado, por causas naturais. Entretanto, as atividades humanas, em especial as que utilizam combustíveis fósseis, vêm influenciando a ocorrência desse tipo de evento, por meio da alteração do equilíbrio climático do planeta. A causa central deste fenômeno é a intensificação do efeito estufa, que modifica o modo com que a energia solar interage com a atmosfera, provocando graves conseqüências.

Proposta ambiental

 Fazer sabão caseiro com óleo de conzinha reaproveitado.O olho pode ser da cantina da escola,ou trzido pelos alunos e pela comunidade geral.
                      RECEITA DE SABÃO CASEIRO
2litos de agua gelada
1kg de soda
1litro de alcool.92.8
4litros de oleo de cozinha reaproveitado.
                       MODO DE FAZER
Desmanche a soda na agua e coloque o oleo.mexa sempre.
Adicione o alcool.mecha até ficar esbranquiçado na bordas.
Ultilize 1 vazilha funda deixe secar.

Protocolo de Kyoto

                          Do que se trata ? 

Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.

       Quais os principais objetivos desse tratado ?

Por ele se propõe um calendário pelo qual os países-membros (principalmente os desenvolvidos) têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).

            Quais paises assinaram o protocolo ?

Alemanha, Austrália, Áustria, Belarus, Bélgica, Bulgária, Canadá, Comunidade Européia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, República Tcheca, Romênia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

                          O Brasil faz parte ?
O Brasil paticipa sim do protocolo de kyoto junto com outros três paises de terceiro mundo ( Argentina, México, Índia ).

             Quais as principais expectativas ?

Os especialistas em clima e meio ambiente esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI. Desta forma, o ser humano poderá evitar as catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

REGRAS DE PRESERVASÃO DA ESCOLA

1. RECOLHER OS LIXOS DA SALA DE AULA E DO PATIO DA ESCOLA.
2. MANTER CLASSES SEM RISCOS  E CADEIRA NO LUGAR.
3.JAMAIS RISQUE AS PAREDES DOS PRÉDIOS DA ESCOLA E DA SALA DE AULA.
4. EVITE COLOCAR CHICLETES EMBAIXO DAS CLASSES DA ESCOLA.

''TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO''

No solo
Papel: 3 meses.
Madeira: 6 meses.
Restos orgânicos: de 6 a 12 meses.
Cigarros: 1 a 2 anos.
Chiclete: 5 anos.
Lata de aço:10 anos.
Plástico: mais de 1000 anos.
Vidro: 4000 anos.
Lata de alumínio: Não se decompõe.

No mar

Papel: de 3 a 6 meses.
Pano: de 6 meses a 1 ano.
Chiclete: 5 anos.

Filtro de cigarro: 5 anos.
Madeira pintada: 13 anos.
Nylon: mais de 30 anos.
Lata de alumínio: de 80 a 100 a
nos.
Metal: mais de 100 anos.
Plástico: mais de 100 anos.
Vidro: 1 milhão de anos.
Borracha: tempo indeterminado

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PRESERVE O MEIO AMBIENTE - POEMA AMBIENTAL


DEUS CRIOU UM AMBIENTE RICO E SAUDÁVEL
PARA OS SERES DESFRUTAR
POREM ESTÁ SENDO DESTRUÍDO
POR NÃO SABERMOS CUIDAR
O EFEITO ESTUFA NA CAMADA DE OZÔNIO
RIOS CONTAMINADOS E O AR
A NATUREZA ESTÁ GEMENDO
REAGINDO E O POVO SOFRENDO
É HORA DE NOS DESPERTAR
MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO
O AR NÃO ESTÁ TODO POLUÍDO
NEM TODA ÁGUA CONTAMINADA
AINDA TEMOS SOLO FÉRTIL NO BRASIL
QUE PRODUZEM MUITO BEM
ESTA REALIDADE EM OUTROS PAÍSES
É PARCIALMENTE TAMBÉM
E NOSSAS MATAS AMAZÔNICAS
PULMÃO DO MUNDO CONSIDERADO
O OXIGÊNIO QUE ELA PRODUZ SOBE PARA ATMOSFERA
E DISTRIBUI AOS NECESSITADOS
OUTRA COISA SABEMOS TAMBÉM
A POLUIÇÃO QUE OUTROS PAÍSES E REGIÕES COMETEM
ATINGE TODO GLOBO TERRESTRE
E A VIDA DE TODOS OS SERES COMPROMETEM
ALERTA AINDA É TEMPO
VAMOS REFLORESTAR
PRESERVAR AS MATAS QUE AINDA TEMOS
NÃO DERRUBAR NÃO QUEIMAR
NÃO JOGAR LIXO NOS RIOS
NEM ESGOTOS SEM QUE PRIMEIRO TRATAR
CUIDAR DOS OCEANOS E AFLUENTES
E DAS MATAS CILIARES
COLOCAR FILTROS NOS CHAMINÉS DAS FÁBRICAS
E NOS ESCAPAMENTOS DOS CARROS E IMPLEMENTOS
OS PROBLEMAS SÃO LOCAIS
MAS ATINGE GLOBALMENTE
PORTANTO É RESPONSABILIDADE DE TODOS
CUIDAR DO MEIO AMBIENTE
SE CADA UM FAZER SUA PARTE
EVITANDO AS AGRESSÕES
FELICIDADE NO PRESENTE
E NAS PRÓXIMAS GERAÇÕES
QUER SER FELIZ E CONTENTE.
PRESERVE O MEIO AMBIENTE!

José Lutzenberger (1926-2002)

De técnico de uma multinacional que fabrica produtos agrícolas a apaixonado ecologista. O gaúcho José Antônio Lutzenberger passou a defender o meio-ambiente em 1971, quando abandonou sua bem-sucedida carreira numa indústria agroquímica para fundar, com um grupo de simpatizantes da causa, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), a primeira organização não-governamental ecológica do Brasil.
Lutzenberger nasceu em Porto Alegre, onde formou-se em agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especializou-se em agroquímica concluindo a pósgraduação em 1953 na Universidade de Louisiana, Estados Unidos. Prestava assessoria técnica em Porto Alegre quando, em 1957, foi contratado como técnico na matriz de uma empresa alemã. Transferido para chefiar o departamento agrícola, morou em Caracas de 1959 a 1966, quando voltou a trabalhar na Alemanha. Em 1967, foi mandado para Casablanca, no Marrocos.
Presidiu a Agapan de 1971 a 1987, período em que se destacou nas lutas contra a poluição provocada por uma fábrica norueguesa de celulose, em Guaíba (RS), e pela correta maneira de podar as árvores, em Porto Alegre. Em 1972, foi assessor da Comissão Parlamentar de Estudos da Poluição e Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 1978, por encomenda do governo gaúcho, projetou o Parque da Doca Turística de Porto Alegre. Um ano depois, fundou a empresa Vida Produtos Biológicos, especializada em reciclagem de resíduos industriais.
Em 1987, preocupado com a destruição da vida na terra, criou a Fundação Gaia, um centro de estudos que visa a conservação do planeta. No ano seguinte ganhou o troféu The Right Livelihood Award, prêmio concedido, na Suécia, a personalidades que se destacam na defesa da ecologia em todo o mundo. Em 1990, foi nomeado pelo presidente Fernando Collor Secretário Nacional do Meio Ambiente. Foi destituído dois anos depois, antes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a Rio-92, por discordar das teses da Comissão Interministerial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Levantou suspeita de que havia corrupção no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e afirmou que o departamento responsável por florestas e madeiras no Brasil era uma sucursal das madeireiras.

A obra de Lutzenberger, morto em 2002, aos 75 anos, é a perfeita tradução de que é possível a economia crescer sem agredir a natureza.

Frigorífico nega envolvimento em desastre ambiental ocorrido em MT

O frigorífico Independência, que atua em Mato Grosso, negou que tenha responsabilidade sobre a mortandade de peixes ocorrida no rio Areões, no município de Nova Xavantina (MT). Na última quarta-feira (12), o Ibama interditou a unidade local da empresa a multou em R$ 2 milhões pela poluição causada no rio.



Por meio de nota divulgada à imprensa, a empresa afirma que não estava jogando resíduos no córrego que deságua no Areões na época do acidente ambiental. “Salientamos que a mortandade de peixes no Rio Areões não tem qualquer ligação com a empresa, face à distância entre o ponto de lançamento e o encontro do rio com o córrego e, principalmente, por não haver lançamento de efluentes no período em que tal ocorrência foi verificada”, diz trecho do texto.

A gerente de meio ambiente da empresa, Lívia Vilella, afirma que todos os resíduos do frigorífico são tratados antes de serem despejados no córrego, e não interferem na qualidade da água. “Captamos a nossa água depois do lançamento de efluentes”, afirma.

Vilella também defende que o nível de acidez encontrado no rio Areões depois do desastre ambiental não é compatível com a atividade do frigorífico. “O pH encontrado no Areões é típico de uma indústria altamente química”.

A empresa informa ainda que está investigando as possíveis causas do desastre que matou toneladas de peixes. “Diante do ocorrido, movimentamos todo o quadro técnico ambiental para a cidade de Nova Xavantina (MT) a fim de averiguar e esclarecer a responsabilidade da empresa nos eventos da região”.

Preservando o meio ambiente Viamão, Rio Grande do Sul

Além dos motivos expostos, podemos acrescentar o empobrecimento genético como mais um causador da perda da biodiversidade nas florestas. Com o desenvolvimento urbano, veio varias consequencias para o meio ambiente. Saiba voce tambem a respeito do nosso meio ambiente.
Com o desenvolvimento (desordenado e inconseqüente) humano vieram várias conseqüências para o meio e ambiente de uma forma geral, uma delas é a fragmentação das florestas. A fragmentação das florestas traz um inversão no lugar de termos grandes florestas temos várias florestas pequenas e com isso vêm as conseqüências.
Para FLEURY(2003) "O processo de fragmentação florestal, além do isolamento e da redução de hábitat, produz um aumento do microhábitat de borda." Isso significa dizer que o processo de fragmentação traz inúmeras conseqüências a fauna e a flora. A flora observamos as conseqüências com maior facilidade devido a extinção da mesma, já as conseqüências da fauna só é observada com uma análise critica e com um período de observação tendo em vista que o processo de extinção dos animais e a própria mutação do mesmo ocorrem no decorrer de um período e não de imediato como um desmatamento por exemplo.
A redução do habitat traz como conseqüência a falta de recursos alimentícios em uma quantidade que satisfaça a demanda, ou seja a quantidade de espécies que ainda estão no local - gerando com isso a redução ou até meso a extinção da espécie. Com relação as aves existe o problema que algumas se adaptam a toda uma floresta mas não conseguem se adaptar ao fragmento da mesma devido ao próprio espaço necessário ao seu desenvolvimento e a outras condições como o clima e a intervenção humana.
Diversidade biológica " significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. (Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Historia Da Lagoa!!!!!!!!

A Lagoa dos Patos, a maior laguna do Brasil e a segunda da América Latina, situa-se no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Tem 265 quilômetros de comprimento e uma superfície de 10 144 km², estendendo-se na direção nor-nordeste-sul-sudoeste, paralelamente ao Oceano Atlântico.




Praia do Laranjal, balneário da cidade de Pelotas
A bibliografia sobre a Lagoa dos Patos é muito escassa. Fontes como a Delegacia da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas, fazem referência às dúvidas que atualmente são levantadas sobre a denominação correta - se seria lagoa, lago ou laguna - principalmente em função da ligação direta com o mar, através da barra na Praia do Cassino, no município de Rio Grande.
Os geólogos e os geomorfologistas consideram-na uma laguna. Enquanto os especialistas não chegam a um acordo, permanece a tradicional e consagrada denominação de Lagoa dos Patos.[2]
Apesar de alguns mapas já citarem como Laguna dos Patos a referida laguna, a maioria dos mapas oficiais continua referindo-se à mesma como Lagoa dos Patos, de uso mais consagrado. Da mesma forma que o Mar Cáspio, na realidade, não é um "mar", mas um "lago", e continua a ser nomeado como mar.

 

Curiosidade
O nome estaria ligado às tribos de índios que habitavam a região do Rio Grande do Sul, conhecidos como "patos". Outra versão conta que a origem do nome desta laguna teria ocorrido em 1554, quando viajavam para a região do Prata algumas embarcações espanholas, que, acossadas por um temporal, viram-se na contingência de procurar abrigo na barra do Rio Grande. Aí deixaram fugir alguns patos que traziam a bordo e de tal modo se deram bem as aves com o lugar, que se reproduziram assombrosamente, chegando a coalhar a superfície das águas da laguna, dando-lhe o nome. No extremo sul, a Lagoa dos Patos é ligada ao mar por um estreito canal e sua água é salobra.
.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tragédia em Lagoa Dos Patos

Hoje pela manhã quem estava no Laranjal presenciou uma imagem impressionante: uma imensa nuvem se formou sobre a Lagoa dos Patos. Por alguns segundos houve uma ventania horrível e pingos de chuva começaram a cair.
as, para sorte de todos, essa nuvem se afastou logo em direção ao fundo da Lagoa e não veio na direção da cidade. Pelo jeito, está confirmado o mau tempo para hoje…










Isto aconteceu no dia 12 de agosto de 2010, hoje a cidade já lembra disto com irreverencia, mais na data  foi um grande susto para toda a comunidade.

Uma cidade com várias belezas.





Lagos Dos Patos é uma cidade do Rio Grande do Sul muito querida para os seus moradores, e conhecida por suas belas paisagens naturais.e este ano será homenagiada por uma turma da cidade de viamão no colégio Açorianos. De agora em diante postaremos o dia-a-dia dessa turma que vencerá a disputa pois está preparada para ganhar.